Escola

Escola  de Musica – Schola Cantorum

SCHOLA CANTORUM, é um conjunto de palavras do Latim, de onde também se origina o nome Carpe Diem. Carpe Diem, significa: “aproveite o dia” e, Schola Cantorum, quer dizer:  Escola de Cantores. Com este nome queremos distinguir a escola dando uma definição mais apropriada pois trata-se do ensino muisical voltado ao prioritariamente ao canto

A escola tem o objetivo de iniciar a criança, o jovem e mesmo o adulto, a partir da musicalização, no estudo da música e fomentar o seu desenvolvimento atraves da música coral, a mais original das escolas de música vocal. O incentivo dado ao prosseguimentos nesta atividade, quer seja de forma amadora, quer profissional, objetiva encontrar a melhor forma de viver e vivenciar a música e desta forma propiciar uma formação intelectual do mais alto nível.

Muitas são as atividades desenvolvidas pela escola no sentido de bem preparar o cantor para o seu eficaz desempenho, tanto no presente como no futuro, que aliadas a qualificação dos seus professores, garante a qualidade do aprendizado.

Estas atividades e envolvimento das crianças e adolescentes com a música, o ensino e prática do canto coral, afasta o menor do caminho da ociosidade e de todos os males oriundos do “não ter o que fazer”. Aqui a terrapia é ocupacional ou seja, estar sempre atento e ativo auxiliando desta forma também na formação do carater.

A Escola de Cantores existe, não para fazer testes para entrada de cantores no coral mas sim para efetivamente ensinar a arte do canto a todos aqueles que o desejarem.

 

  1. O Despertar para a Cultura Musical, Cumprindo o ECA e Afinado com o Social – Tornar o ensino da música, acessível a clientela infantil e adolescente menos assistida dos bairros periféricos de Itajaí, atuando como  extensão e parceria  da Escola Livre de Música do IMCARTI.
  2. Musicalização Através do Canto Coral I – Iniciar o ciclo de canto coral a partir da mais tenra idade ou seja a musicalização através do coro infantil, prosseguir o aprendizado e aprimora o participante nas várias etapas do ensino, o infanto juvenil, o juvenil e o adulto. Nestas fases fazer entender o verdadeiro significado da expressão “Carpe Diem”.
  3. Grupo Musical “Canções e Momentos” – Iniciar o estudante de música, na participação de atividades musicais e prestadoras de serviços, o direcionamento e a sua futura profissionalização.
  4. Grupos Musicais – Trabalhar de forma embrionária o aluno e em atividades de grupo despertar maior interesse pelo prosseguimento no estudo musical, em especial no princípio da cultura da música coral.
  5. Manter as atividades de música coral: –                               1. Coro Infantil – uníssono e vozes;                                                  2. Coro Juvenil – masculino, feminino e vozes mistas;                    3. Coro Adulto –  vozes mistas

A escola livre de música do IMCARTI, nasceu da necessidade da própria instituição,
ou seja, o Coro Carpe Diem, que fundado em 1986, e composto inicialmente apenas por um pequeno numero de crianças, aos poucos foi aumentando em número de participantes e o consequente interesse pelo estudo musical.

Assim é que a diretoria do IMCARTI, tão logo empossada, pos em prática esta idéia e já no início de 1987, iniciaram os primeiros cursos.Musicalização, teoria musical e flauta, foram as disciplinas aplicadas inicialmente.

Paulatinamente foram incluídas outras disciplinas, técnica vocal e a diversificação das aulas de instrumentos.

No seu segundo ano de atividade, a escola de musica, dada a grande procura da comunidade, deixou de ser exclusiva aos participantes do coro, sendo aberta a toda a comunidade insteressada no estudo musical.

Hoje, no ano do Jubileu de Prata, pois commplketa 25 anos de atividades no dia 21 de julho de 2011, a escola livre de música mantém mais de 30 cursos na área musical, e de sua abrangência, entre eles: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, cavaquinho, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, teclado, piano, percussão, bateria, flauta doce, flauta transversa, clarinete, trompete, trombone, saxofone, bombardino, tuba, teoria musical, musicalização, técnica vocal, canto solo e canto coral, prática de orquestra, prática de conjunto musical.

A Escola Livre de Música do IMCARTI, se mantém por seus próprios recursos. Desenvolve também vários programas sociais de atendimento a comunidades menos abastadas, dos bairros periféricos da cidade de Itajaí.

O desenvolvimento pleno das suas atividades, tem colocado um bom número de seus alunos no cenário musical de Itajaí, bem como tem conduzido vários de seus alunos ao ensino superior, em faculdades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, onde já concluíram ou estão cursando bacharelato em instrumento musicais, buscando o profissionalismo dentro do ensino musical e da prática instrumental, atuando nos mais diferentes pontos do território nacional.

A Escola tem como diretor Paulo Sezerino, com uma experiência de mais de 50 anos na área da música e com formação em Direito, Contábeis e Licenciatura Plena em Artes, Habilitação em Música. Junta a experiência adquirida de forma autodidata aos conhecimentos adquiridos de forma acadêmica e universitária, para bem dirigir a escola.

A manutenção da escola é feita atraves de recursos da própria instituição, tendo como auxílio um convênio anual com a Prefeitura Municipal de Itajaí o qual contribui para o desenvolvimento das suas atividades odrinárias.

A manutenção de alguns programas assistenciais recebem patrocínio de algumas empresas que cumprem assim seu papel social e entre elas podemos citar: Petrobrás – Petróleo Brasileiro S.A, Instituto Camargo Correa.

Outros projetos, que tem o foco mais dirigido para a difusão cultural, tem recebido, além da Petrobrás, o apoio do Porto de Itajaí, Teconvi, Seara Alimentos, Braskarne, Cargill, tendo a Lei de Incentivo Cultural do município de Itajaí, como amparo legal, além da própria comunidade itajaiense, de quem recebe o reconhecimento pelos seus relevantes serviços praticados.

Paulo SezerinoDiretor

Tem formação superior em Ciências Sociais, Bacharel em Direito, Contabilidade, Licenciatura Plena em Artes – Habilitação em Música. Administração Escolar, exercida na rede educacional Salesiana, por mais de 27 anos. Especializado na Área da Educação Musical, Regência Coral e Orquestral, através do Ministério da Cultura. Membro por vários anos da ABEM- Associação Brasileira de Ensino Médio, Membro e Diretor da ABCAM-Associação Brasileira de Cognição em Artes Musicais, Membro e Diretor da Associação Brasileira de Regentes de Coros, Pos Graduado com especialização em Administração de Recursos Humanos. Conta com uma experiência de 60 anos de atuação na área da educação musical em especial a de Canto Coral, dos quais 50 na cidade de Itajaí. Mais de 30 anos dedicados a Comissão Municipal de Cultura e ao Conselho Municipal de Cultura do Município de Itajaí. Vice Presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e Presidente do IMCARTI Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí e do Coro Carpe Diem

Professor de:

  • Técnica Vocal;
  • Canto;
  • Canto Coral;
  • Regência Coral;
  • Regência Orquestral;
  • Violino;
  • Viola;
  • Cello;
  • Prática de Conjunto Musical: instrumental e Vocal.

EDMAR DEUNÍZIO – Professor Multidisciplinar

Natural de Massaranduba (SC), nascido em 2 de Janeiro de 1990, reside atualmente em Itajaí (SC).

Formação musical

Cursou Licenciatura em Música na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2008/2011) e possui título de Especialista em Educação Musical pela mesma instituição (2011/2013).

Estudou diversos instrumentos, tendo frequentado aulas de violino com Márcia Bocks, Isac Demetrios de Lima e atualmente com o professor João Eduardo Titton.

Dentre as participações em cursos de formação complementar, destacam-se os oferecidos pelas violinistas Shinobu Saito (Itajaí – 2008), Mariana Salles (Itajaí – 2012) e o curso de Expressão e Criação Musical, ministrado por José Nunes Fernandes (Goiânia – GO, 2010).

Participou de variados congressos e simpósios musicais, destacando o 72º Deutscher Sängertag (Buenos Aires – Argentina, 2011), I Simpósio Nacional de Musicologia (Pirenópolis – GO, 2011) e diversos congressos da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM.

Experiência profissional

Como educador musical exerceu funções de professor de instrumentos e teoria musical em escolas livres de música como Felber Musik (Barra Velha – SC) e o Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí – IMCARTI, onde atualmente é titular da cadeira de professor em várias disciplinas.

Dentre suas atividades como instrumentista, destacam-se a participação como violinista na Orquestra de Câmara do IMCARTI – OCI (desde 2009), e Orquestra Sinfônica de Santa Catarina – OSSCA (desde 2011).

Professor de:

  • Piano;
  • Teclado;
  • Acordeão;
  • Violino;
  • Viola;
  • Teoria Musical, Dinâmica Musical
  • História da Música e Percepção Musical e Rítmica.